Redactores: André & Rita

Colaboradores: Leonor, Rodrigo, Beatriz, Matilde

sábado, 27 de outubro de 2007

Os Bombos de Almaceda

Bombos de Almaceda
http://bombos.no.sapo.pt/

Vista aérea do Valbom

Valbom - Almaceda
http://airport-images.com/city_2139361_Almaceda

Junta de Freguesia de Almaceda

Presidente da Junta de Freguesia: José Afonso Antunes Custódio

Junta de Freguesia
Largo Prof. Lopes Marchais
6000-001 AlmacedaTelefone
Tel. 272 726 225

Freguesia de Almaceda

Freguesia de Almaceda

Almaceda é uma freguesia portuguesa do concelho de Castelo Branco, com 72,46 km² de área e 943 habitantes (2001). Densidade: 13,0 hab/km².
(Fonte: Wikipédia)

********************************************************

Encontram-se com frequência provas de que esta região foi povoada desde os tempos mais remotos (urnas funerárias, cabanas, queijarias redondas, restos de um castro luso-romano, vestígios romanos, ara dedicada a Evara,...) Do período mocárabe ou mourisco (levadas ou canais, minas abandonadas e grande diversidade toponímica). A ocupação desta região tornou-se efectiva a partir de D. Sancho I (foral de Sarzedas). Fez parte do concelho de Sarzedas até 1848 passando para o de S. Vicenta da Beira até 1895 e depois para o de Castelo Branco.

Toponímia: Mazanido (aparece na doação de Cardosa) – palavra composta do artigo árabe al o-a-os-as-e de maceda (palavra sincopada ou abreviada de maçaneda – que significa pomar de macieiras. À forma antiga de mazanido juntou-se o artigo árabe al, como era hábito. Matianetum – mazaneda – maçanedo – Almaceda. Como Almaceda se compõe de dois núcleos populacionais, Senhora da Graça e Espírito Santo, nascidas junto de duas antigas ermidas, será lícito perguntar se não houve relação entre estes templos e a origem e significa de Almaceda.

Artesanato: bordados de tear e mantas de trapos

Gastronomia: maranho, tijeladas, enchidos e cabrito no fornoDoçaria: Tijeladas, Filhós fintas, borrachões, biscoitos de azeite

Grupos Recreativos: Bombos de Almaceda

Festas e Romarias: Nossa Senhora da Saúde – 2º Domingo de Páscoa; S. Sebastião (quase sempre no dia 20 de Janeiro); Santo António – Domingo de Páscoa; Espírito Santo – Domingo de Pentecostes; Senhora da Graça - Segunda-feira de Pentecostes

(Fonte: http://www.cm-castelobranco.pt/freguesias_almaceda.asp?lang=p&skin=1)


********************************************************


«Almaceda dista da sede de Concelho cerca de 35 km. Diversos achados arqueológicos comprovam que o povoamento desta freguesia se iniciou ainda antes dos romanos.O nome da freguesia aponta para o domínio muçulmano. Almaceda vem de almazeida, que significa águas crescidas.Levadas ou canais para rega dos campos e minas abandonadas comprovam que a passagem dos mouros pela freguesia trouxe importantes benefícios para os seus habitantes. Com D. Sancho I, toda esta vasta região começou a ser povoada. O foram concedido a Sarzedas, em finais do séc. XII, beneficiou também esta freguesia. Até 1846 Almaceda iria pertencer, em termos administrativos a Sarzedas, passando até 1895 para o de S. Vicente da Beira e, por extinção deste, para o de Castelo Branco.A partir de 1860, a freguesia começou a registar um crescimento populacional notável e, durante o século seguinte os seus habitantes quase que duplicaram. Em meados deste século, o sentido foi inverso, facto que teve a ver com a emigração para o estrangeiro. Hoje, a tendência de perda populacional ainda não se conseguiu inverter, tendo em 10 anos (entre os censos de 81 e 91), perdido cerca de 14% da sua população.»
(Fonte: http://www.bisnet.co.pt/localidade/almaceda/index.html)

Jornal do Valbom

É um jornal sobre a aldeia do Valbom, freguesia de Almaceda, município de Castelo Branco, feito pelo André e pela Rita com a colaboração do Rodrigo, Beatriz e Matilde.

Publica notícias, fotografias e informações diversas.


Redactores: André & Rita

Colaboradores: Leonor, Rodrigo, Beatriz e Matilde

Contacto: jornal.do.valbom@gmail.com