Redactores: André & Rita

Colaboradores: Leonor, Rodrigo, Beatriz, Matilde

terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Lar de Idosos de Almaceda

Concurso público para a construção de Lar para Idosos de Almaceda
Junta de Freguesia de Almaceda
e-mail: jfalmaceda@sapo.pt

Anúncio de procedimento n.º 653/2008 (Diário da República, 2-12-2008:
http://www.dre.pt/pdfdbcp/2008/12/233/401026775.pdf

AECOPS: http://www.aecops.pt/pls/daecops2/get_concourse?id=25643712




Notícia no jornal "Gazeta do Interior"
http://www.gazetadointerior.pt/seccoes/index.asp?idn=7885

«Lar de Almaceda arranca para 31 idosos Grande parte dos idosos (cerca de 70 por cento dos residentes na Freguesia têm mais de 65 anos) e precisa de apoio de dia e de noite
Chega três anos depois do previsto, mas a obra de construção do Lar de Idosos de Alma-ceda vai arrancar em 2009. A necessidade surge do facto do grande número de idosos (cerca de 70 por cento dos residentes na Freguesia terem mais de 65 anos) precisar de apoio durante o dia e noite, muitos deles a viver sozinhos na Freguesia. A iniciativa partiu da Junta, fruto de um donativo atribuído por um natural de Almaceda, a viver em Lisboa, Sousa Braz, falecido há uns anos.
Com a venda do imóvel, a autarquia local conseguiu arrecadar a verba necessária pa-ra dar o pontapé de saída para este projecto de apoio social. O Centro Social foi entretanto convidado a ser parceiro neste desafio. Concluído o projecto de arquitectura, agora exposto no centro da aldeia, o concurso público está finalizado e aguarda-se a atribuição da obra, no valor de dois milhões de euros, ao empreiteiro vencedor.
O Lar vai ser construído junto à Ribeira de Almaceda e do edifício da Junta de Freguesia. Os quartos, 18 na totalidade, podem proporcionar uma ocupação máxima de 31 utentes, distribuídos por cinco quartos individuais e 13 duplos. Todos os quartos permitem o acesso e circulação de cadeiras de rodas, assim como todo o edifício e exterior. O Lar terá também duas salas de convívio com copa, ginásio, entre outras valências.»