A empresa petrolífera Cepsa realizou, na passada semana, a cerimónia de entrega dos Prémios ao Valor Social, uma iniciativa que já vai na sua segunda edição consecutiva.
Os galardões distinguiram os projectos solidários da“SPEM – Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla”,“Centro Social e Paroquial de Almaceda” e “Lar Nossa Senhora do Acolhimento”.
Os Prémios ao Valor Social visam “reconhecer anualmente entidades, associações e projectos com impacto positivo nas comunidades, canalizando o valor anteriormente usado nas ofertas de Natal da empresa e promovendo o conceito de apadrinhamento solidário entre colaboradores Cepsa”.
Em Novembro, todos os colaboradores da empresa sugeriram associações, entidades ou projectos que considerassem meritórios, num total de 25 projectos apresentados por “23 padrinhos solidários”.
Um júri, constituído por Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome e por quatro membros da Cepsa (Luís Sobral, Administrador Delegado, Cláudia Soares Mendes, Directora de Comunicação de Marketing, Pedro Abecassis, Director de Lubrificantes e Filipe Henriques, Director de Vendas Directas), avaliou os projectos, tendo em conta a realidade social do momento e o impacto que podem ter nas comunidades onde estão inseridos.
Depois de analisados, foram escolhidos três projectos para as comunidades de deficientes motores, idosos e jovens, com um prémio total de 30.000€.
O projecto “Treino de Marcha com Suspensão” da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla foi um dos vencedores. Com o objectivo de apoiar doentes com esclerose múltipla e deficit motor, através da reabilitação e aplicação de novas tecnologias que permitam prolongar a sua autonomia, este projecto beneficia todos os 2.500 associados desta entidade, portadores da doença.
Também o projecto “Mais Cor nas Nossas Vidas”, desenvolvido pela Junta Diocesana do Porto, através do Lar Nossa Senhora de Acolhimento, foi reconhecido ao nível da promoção e salvaguarda moral e material da juventude feminina fora do seu ambiente familiar. Este projecto visa a realização de obras de melhoramento nas instalações do Lar, que acolhe cerca de 40 jovens.
O Centro Social e Paroquial de Almaceda, do Concelho de Castelo Branco foi a terceira entidade premiada, graças ao projecto “Conforto”, que visa disponibilizar serviços de conforto e aquecimento aos cerca de 100 idosos frequentadores deste Centro de Dia e Lar.»
Fonte: Matosinhos Hoje Online, 23-12-2009